DAC 5 – GRANDES IDEIAS
a
Este DAC tem
como principais objetivos:
- Reconhecer
que a ciência tem diferentes áreas de abordagem.
- Tomar
contacto com o método científico.
-
Experimentar conceitos científicos.
- Conhecer
grandes cientistas.
A aula
começa com a pergunta: O que é um cientista?
Os alunos começaram por desenhar o
que achavam ser um cientista.
No
seguimento da visita de estudo à exposição “Leonardo Da Vinci – O inventor” que
tinham feito na semana anterior, os alunos puderam falar um pouco sobre o
inventor renascentista, sobre os seus inventos, áreas de interesse e onde mais
se distinguiu.
Foram ainda
apresentadas outras descobertas importantes para a humanidade: o fogo, a roda,
a máquina a vapor, o telefone, entre outras.
Depois veio
a parte mais gira – tomar contacto com o método científico e “pôr a mão na
massa!” – realizando experiências com a água.
Em grupo,
tinham de responder às seguintes questões: “A água tem cor, cheiro e sabor?” e
“O que acontece à água quando passa de um recipiente para outro?”. Para isso
tinham de passar pelas várias fases do método científico e cumprir os
protocolos apresentados.
2 - EXPERIÊNCIAS II
Na segunda
semana de experiências, os grupos tinham de responder às seguintes questões:
“Que objetos
flutuam na água?”, “O que acontece a alguns materiais quando são misturados com
a água?” e “De que precisam as plantas para se desenvolverem?”
No final,
cada aluno fez o seu próprio feijoeiro.
3 - EXPERIÊNCIAS III - Extração de tintas
Na terceira semana, a aula
começou com a visita de um cientista que veio falar um pouco da sua profissão e
apresentar algumas experiências! Depois, foi feita uma abordagem aos primórdios
das tintas (pigmentos naturais).
Em seguida,
veio a parte mais interessante – extrair/fazer tintas a partir de vegetais e
outros produtos naturais, como a couve roxa, espinafres, mirtilos, amoras,
beterraba, café, açafrão e pimentão doce. Após misturada a água, já tinhamos
tintas!
Entretanto
foram apresentados alguns quadros de Mondrian e relembrados/consolidados os
conceitos: linha vertical, horizontal e oblíqua; linhas retas paralelas e
perpendiculares.
Inspirados nos quadros de Mondrian, e utilizando as
tintas produzidas anteriormente, os alunos puderam realizar lindas pinturas –
verdadeiras obras de Arte!