5 - Grandes ideias

DAC 5 – GRANDES IDEIAS

a
Este DAC tem como principais objetivos:
  - Reconhecer que a ciência tem diferentes áreas de abordagem.
  - Tomar contacto com o método científico.
  - Experimentar conceitos científicos.
  - Conhecer grandes cientistas.


1 - EXPERIÊNCIAS I
A aula começa com a pergunta: O que é um cientista?
Os alunos começaram por desenhar o que achavam ser um cientista.
No seguimento da visita de estudo à exposição “Leonardo Da Vinci – O inventor” que tinham feito na semana anterior, os alunos puderam falar um pouco sobre o inventor renascentista, sobre os seus inventos, áreas de interesse e onde mais se distinguiu.
Foram ainda apresentadas outras descobertas importantes para a humanidade: o fogo, a roda, a máquina a vapor, o telefone, entre outras.
Depois veio a parte mais gira – tomar contacto com o método científico e “pôr a mão na massa!” – realizando experiências com a água.
Em grupo, tinham de responder às seguintes questões: “A água tem cor, cheiro e sabor?” e “O que acontece à água quando passa de um recipiente para outro?”. Para isso tinham de passar pelas várias fases do método científico e cumprir os protocolos apresentados.
         
        
         
2 - EXPERIÊNCIAS II
Na segunda semana de experiências, os grupos tinham de responder às seguintes questões:
Que objetos flutuam na água?”, “O que acontece a alguns materiais quando são misturados com a água?” e “De que precisam as plantas para se desenvolverem?
No final, cada aluno fez o seu próprio feijoeiro.
          

   
3 - EXPERIÊNCIAS III - Extração de tintas
Na terceira semana, a aula começou com a visita de um cientista que veio falar um pouco da sua profissão e apresentar algumas experiências! Depois, foi feita uma abordagem aos primórdios das tintas (pigmentos naturais).
Em seguida, veio a parte mais interessante – extrair/fazer tintas a partir de vegetais e outros produtos naturais, como a couve roxa, espinafres, mirtilos, amoras, beterraba, café, açafrão e pimentão doce. Após misturada a água, já tinhamos tintas!
Entretanto foram apresentados alguns quadros de Mondrian e relembrados/consolidados os conceitos: linha vertical, horizontal e oblíqua; linhas retas paralelas e perpendiculares.
Inspirados nos quadros de Mondrian, e utilizando as tintas produzidas anteriormente, os alunos puderam realizar lindas pinturas – verdadeiras obras de Arte!