DAC 1 – AS
NOSSAS PRIMEIRAS IDEIAS
DAC 1 – AS
NOSSAS PRIMEIRAS IDEIAS
A transição
do Pré-escolar para o 1º Ciclo é muito importante. As principais diferenças
sentidas pelos alunos são fundamentalmente ao nível das interacções, da
organização do tempo e do espaço, assim como da autonomia.
Neste
sentido, construímos um DAC que facilitasse a transição do Pré-escolar para o
1º Ciclo e que, simultaneamente, desenvolvesse competências transversais,
nomeadamente, a comunicação, relacionamento interpessoal, desenvolvimento
pessoal e autonomia, sem esquecer a articulação dos conteúdos das diferentes
áreas disciplinares.
Este primeiro
DAC (domínio de autonomia curricular) foi desenvolvido nas primeiras semanas de
aulas e dividiu-se em 4 etapas:
1 – Vamos conversar
Os alunos
puderam dialogar sobre as suas expetativas em relação ao 1º Ciclo, no sentido
de facilitar a sua integração e fazê-los interagir com os pares.
No sentido
de se apropriarem do espaço da sala, aprender a respeitar a opinião dos outros
e conseguir construir consensos, os alunos falaram sobre a sua sala de aula, o
que ela deveria ter e como a poderiam organizar.
Após o
debate e registo das ideias, organizaram a sala de acordo com o consenso
obtido.
3 – As nossas regras
A fim de promover
a autorregulação na apropriação e cumprimento das regras, em assembleia de
turma definiram e aprovaram-se as regras dentro e fora da sala de aula.
Cada turma
adotou formas diferentes de registo do cumprimento das regras: realização de
cartazes com as regras; criação de uma checklist no sentido de averiguar o seu
cumprimento; realização do semáforo do comportamento, etc.
4 – A nossa escola
Com o
intuito de os alunos descobrirem os espaços da escola, as funções de cada
espaço, conhecer as pessoas e suas funções, realizaram um jogo de pistas, em
equipas, para descobrir a escola. Em seguida, fizeram desenhos sobre o que
observaram.
Finalmente, debateram e planificaram o trabalho final a desenvolver (por etapas e com recurso à matemática na divisão e distribuição de tarefas, por turma e por grupo) – a construção de uma maquete dos diversos espaços da escola.
Finalmente, debateram e planificaram o trabalho final a desenvolver (por etapas e com recurso à matemática na divisão e distribuição de tarefas, por turma e por grupo) – a construção de uma maquete dos diversos espaços da escola.